sábado, 16 de agosto de 2014

Meus Textos - As linguagens

Definimos linguagem ou língua como um sistema de signos linguísticos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade. O Signo Linguístico é um elemento representativo com dois aspectos, O significante ou a Imagem Acústica e o significado que é um conceito ou um dado conhecimento sobre o mundo.¹ 

Assim quando uma pessoa fala de um determinado objeto, costumamos associar o som que ouvimos que define o mesmo a uma imagem acústica que temos armazenado em nosso cérebro e associamos essa imagem acústica a um determinado conceito existente no mundo exterior seja ele concreto ou abstrato.

Um bom exemplo disso é o seguinte, quando falamos a palavra Árvore o som da união das sílabas que a formam é associado a uma imagem acústica armazenada em nosso cérebro e outra associação é feita quase que de forma instantânea a uma imagem visual, assim conseguimos entender sobre o que uma a pessoa quer se referir que é um “vegetal lenhoso cujo caule, chamado tronco, só se ramifica bem acima do nível do solo ao contrário do arbusto, que exibe ramos desde junto ao solo.”²

Assim como a linguagem que usamos no nosso dia a dia com todas as associações imperceptíveis a que o nosso cérebro passa, a linguagem das escrituras ou do espírito permite-nos buscar em nossa memória espiritual a essência de nossa identidade. Quando damos verdadeira atenção às palavras dos profetas, não apenas como uma mera linguagem ou signos linguísticos, mas com as devidas associações espirituais gravadas no nosso eu eterno, permitimos a nossa mente a oportunidade de concentrar-se a tal ponto que o nosso espírito possa estar em plena comunicação com o Espírito do Senhor e com nossa infância passada. Essa comunicação cheia de emoções pode dar-nos a devida força e esperança para suportarmos todas as provações da vida com o conhecimento de quem realmente somos, o porquê estamos aqui e para onde vamos depois desta vida, esta experiência e o aprendizado a que somos expostos deixam em nossa mente uma impressão duradoura a que chamamos testemunho. 





 Sempre que temos a oportunidade de nos deleitarmos nas palavras do Senhor através da leitura das escrituras, devemos aproveitar este momento como uma oportunidade que temos para aumentarmos a capacidade de transferência do conhecimento ou impressões de nossa memória espiritual para a nossa memória física, expulsando assim o nosso homem natural permitindo assim que nos tornemos santos pela expiação de Cristo, o Senhor. Essa mudança de homem natural para homem santificado pode ocorrer através de nossa disposição de por a prova a palavra de Deus dando a nossa mente tempo suficiente para a devida ponderação das verdades eternas aprendidas ou que queremos aprender.

Existem alguns exemplos antigos e modernos de profetas que tiveram experiências sagradas em momentos de ponderação, Néfi um profeta do Livro de Mórmon após ouvir as palavras de seu pai e Profeta cujo nome era Leí decidiu saber por si mesmo da veracidade das palavras que ouvira, retirando-se para um local reverente, aplicou três princípios importantes para o recebimento de revelação ele “desejou saber se o que o pai dissera era verdade, acreditava que Deus o podia revelar e ponderou sobre as palavras de seu pai, o que aconteceu depois foi um misto de acontecimentos revelados a ele sobre o futuro de seu povo e dos filhos de Deus aqui na terra” (I Néfi 11-14), em outras palavras, devido principalmente à ponderação a sua mente ficou exposta a comunicação espiritual tão necessária para o nosso crescimento rumo a Exaltação no Reino de Deus. Além do profeta Néfi, podemos destacar outros dois exemplos clássicos na história da igreja, o do Profeta Joseph Smith em várias revelações especialmente na primeira visão e a de seu sobrinho Joseph F. Smith na revelação sobre o Reino Celestial registrada em Doutrina e Convênios 138.

Testifico que a leitura das escrituras associada aos três princípios do recebimento de revelação (Desejar, Acreditar e Ponderar) pode trazer-nos consolo em momentos de dificuldade, bem como nos proporcionar uma comunicação direta com o Nosso Pai Celestial, em minha opinião essa seria uma das comunicações ou linguagens mais importantes a que o homem deveria aprender para o seu progresso eterno. O nosso Salvador Jesus Cristo foi o exemplo perfeito dessa estreita comunicação com o nosso Pai Celeste, estabelecendo uma linguagem rica em signos linguísticos espirituais. Que nos esforcemos para estabelecer essa comunicação tão importante é minha oração em nome Sagrado de Jesus Cristo, Amém.

Fonte:
¹ Textos: Leituras e Escritas – Volume Único, Ulisses infante – PP. 11
² Textos: Leituras e Escritas – Volume Único, Ulisses infante – PP. 11

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons